UBERLÂNDIA - 133 ANOS

30 de Agosto de 2021 às 21:00

31/08/21

 

Por Sidney Vaz

Fotos: Internet

Com um charme singular Uberlândia estende-se pelo cerrado, sugerindo além de beleza, a promissora potencialidade e pujança de uma metrópole estrategicamente localizada entre grandes capitais de Estados brasileiros e de países limítrofes. Sem dúvida, Uberlândia, não é apenas uma terra fértil, é também, uma comunidade de mentes férteis, criativas e empreendedoras.    

Rompendo com o cárcere do volante do carro e do foco em compromissos que nos deixam a atenção nos detalhes refém, resolvi andar integralmente em torno de 500 ruas e avenidas da cidade, para de verdade conhecê-la.

Contemplando-a como um corpo urbano, com curvas sinuosas, as avenidas como artérias e as ruas como vasos sanguíneos que irrigam todo o seu perímetro, dando-lhe vida e colocando em evidência os sinais de expressão de sua história. Fiquei, deverás, encantado.

No bairro industrial, temos a sensação de vislumbrar os silos de arroz que representam o marco inicial de nossa riqueza. Hoje, a região é uma porta de chegada e de investimentos a todo momento de grandes empresas.

Do Lídice, como um suntuoso mirante, flertava-se com a beleza de um vale, que com o tempo sofreu uma enchente de investimentos tornando-se na AV. Rondon Pacheco, hoje um ícone e um cartão postal da cidade.

No Fundinho, é um deleite apreciar a arquitetura de suas edificações, muitas delas tombadas. Sentar em um café e apenas admirar é uma sensação incrível.

Temos ruas com densa comunidade afro, onde a alegria nas calçadas é abundante. Aliás, a miscigenação é peculiar cuja diversidade cultural é uma riqueza social.

O Parque do Sabiá, nossas praças e clubes são  sinônimos de zelo e aconchego.

A vida aqui é intensa, energia que emana da juventude, principalmente por se tratar de uma cidade universitária.

Enfim, se olharmos para Uberlândia por 133 ângulos diferentes, teremos no mínimo 133 motivos para nos apaixonar por ela.

Portanto, como sugere a sua bandeira, que todo esse brilho que emana dessa amada cidade se propague iluminando a todos que aqui se aportem.

Feliz aniversário, Uberlândia!

           


Amanda Marques

Jornalista, Fotógrafa e mãe do Thalles
contato@amandamarques.com