Por Amanda Marques
Fotos Wander Alexandre e Amanda Marques
A renomada Diretora de Cinema e TV, Dayse Amaral Dias, juntamente com o Grupo Tamborete de Uberlândia estão a todo vapor produzindo o curta-metragem “A Saga”, na charmosa cidade de Estrela Sul, que fica no estado de Minas Gerais.
O filme é baseado na peça teatral “A saga nossa de todo dia nos daí hoje”, criada por Emanuelle Anne, Lucas Mali, Tamara dos Anjos, Thiago Fernandes e Welerson Filho.
A Diretora Dayse Amaral, o ator, produtor cultural e roteirista, Thiago Fernandes e a proponente do projeto “A Saga”, atriz protagonista e produtora Cultural Emanuelle Anne receberam a nossa reportagem para falar das filmagens e da alegria de fazer esse trabalho.
Dayse Amaral que nasceu em Estrela do Sul, morou em Brasília, Londres e há mais de 20 anos mora no Rio de Janeiro, se emocionou ao contar como se sente em trabalhar na sua cidade natal: “Fiquei honradíssima com o convite. Já conhecia o Thiago quando ele era estudante e me emociona ter colaborado com o processo dele.”
Thiago Fernandes disse que para formatar o texto para o curta foi um processo de construção e falou ainda da importância das leis de incentivo e de todo apoio que têm recebido: “Já tinha esse anelo desde 2022 de transformar a peça teatral em cinema. Então adaptamos o texto, buscamos recursos e conseguimos através da Lei Rouanet, CENIBRA, Lei Paulo Gustavo pela Prefeitura Municipal de Uberlândia, o apoio da Prefeitura de Estrela do Sul e de todos da cidade, que vai desde o comércio até as locações para as gravações”.
Emanuelle Anne, que interpreta a Maria Flor, disse estar muito feliz em poder trabalhar com a Dayse e com todos da equipe: “Para nós é uma honra ter a Dayse com a gente, e todos que são excelentes profissionais e acreditaram nesse projeto. Muita gratidão a todos da cidade que abriram as portas e estão nos apoiando.”
Dayse falou como fluiu bem a conexão com o grupo Tamborete tanto para chegar no texto final, quanto sobre a formação do elenco: “Convidei a escritora Paola Lima Siviero para ajudar na finalização do texto. O Thiago convidou a atriz Inês Peixoto de Belo Horizonte e eu o mineiro radicado no Rio de Janeiro Renato Luciano que é ator e cantor. Conseguimos reunir uma equipe muito talentosa dentro de um projeto que é quase artesanal, porque é pequeno, não é industrial. Muito diferente de tudo o que eu já trabalhei, que vem do mainstream. É desafiador e lindo ver a paixão das pessoas e é essa a minha filosofia: a paixão”.
O filme conta a história de uma jovem que precisa salvar a vida da mãe e para isso, ela vive uma jornada de aprendizados que vai resultar num final de emoção com uma dose de realismo fantástico: “Neste planeta nada... nada acaba. Tudo se transforma. Por que que com a gente seria diferente?” concluiu Dayse dando um pouco de spoiler do que poderemos esperar do curta, cujo lançamento está previsto para o final do ano.
Veja a entrevista completa aqui https://youtu.be/CC8zyKOjQ0I
Tags: Pedro Popó Teatro