Prof. Sérgio Reis, amigos e o grupo ‘Fazendo o Bem’

29 de Dezembro de 2021 às 12:45

Por: Amanda Marques

Fotos: Arquivo pessoal Sérgio Reis e Amanda Marques

Há quase 20 anos o professor de Ciências, Sérgio Reis, faz um trabalho social junto à sua instituição religiosa, e a partir daí surgiu a ideia de fazer uma ação juntamente com seus amigos próximos. Assim, em 2015, surgiu o grupo “Fazendo o Bem”, que tem como objetivo ajudar o próximo, levar um pouco mais de afeto e atenção às famílias carentes do bairro Dom Almir e do assentamento Maná. Três vezes ao ano (Natal, Páscoa e Dia das Crianças), Serjão ou melhor tio Sérgio, como carinhosamente é chamado pelos seus alunos, juntamente com o grupo arrecada doações em dinheiro para comprar brinquedos e ovos de páscoa para distribuição. 

Neste ano, com o dinheiro arrecadado foi comprado aproximadamente 500 brinquedos e 150 panetones. O grupo também recebeu roupas usadas e novas e chuteiras novas para as doações. Na manhã da véspera do Natal, o ‘Fazendo o Bem’ contou com cerca de 30 pessoas, que fazem parte do grupo, entre adultos e adolescentes para fazer a distribuição dos brinquedos, roupas, sapatos, doces e panetones: “Os amigos pedem doações e assim o trabalho se multiplica. As doações são concentradas na minha casa e de nossa maior apoiadora do projeto, Carol (Ana Carolina) carinhosamente chamada de gerente da turma, por ser muito proativa nessa organização, de onde nos reunimos e partimos para as entregas desde o início dos nossos trabalhos”, explicou o professor. 

Os adolescentes do grupo ficam responsáveis por entregar os brinquedos e os adultos entregam os panetones. O professor Sérgio conta ainda com a colaboração dos moradores, do Dom Almir e Maná, para avisar as famílias.  Quando a carreata chega, é uma correria, alegria, e muita emoção. Sérgio, juntamente com os outros integrantes do grupo, organizam a fila e começam a distribuição. 

As crianças escolhem o brinquedo que mais lhe agrada (maioria novos e de boa qualidade, alguns usados em boas condições). E o que se observa é que muitas escolhas são pelo ‘coração’ e não pelo valor de um produto: “Tivemos aqui uma criança que preferiu uma bola do que uma chuteira, que custa muito mais. Outra preferiu o panetone ao brinquedo... Só temos a agradecer a todos que nos ajudam a fazer uma criança feliz.”, disse uma das integrantes do grupo. 

De acordo com Sérgio, sempre há outras demandas no momento dessas ações, principalmente das mães, como: cestas básicas, móveis (camas e colchões) entre outros: “Sempre que conseguimos nós encaminhamos as doações. Procuramos divulgar amplamente o projeto pois notamos que a cada ano ele aumenta. E quando notamos o sorriso no rosto de uma criança ou mãe ... isso nos enche de vontade de aumentar o nosso projeto”.

Sua história

O Prof. Sérgio Reis Pereira Leite, nasceu em Uberlândia, é filho de Lucas Leite e Euclidia Antônia Pereira (a dona branca), tem dois irmãos, o Juliano e a Mônica. É casado com a auxiliar administrativa, Larizia, e pai da Giovanna, de 15 anos e do Caio Augusto, de 11 anos. 

Há 25 anos leciona aulas de Ciências, e de um jeito todo “paizão” é admirado tanto pelos alunos quanto pelos pais, pois ao longo desses anos vem conquistando a todos. Sérgio, tem todo um “ritual” para os inícios das aulas, ora entra ao som de uma música popular, ora com um estilo “militar”, e habitualmente com alguns jargões que são sua marca registrada, como: “‘Bruto, rústico e sistemático’. ‘Matador de Onça... mata naaaada’ e o ‘Tchau... Brigado’!”: “Todas as brincadeiras de sala de aula surgiram ao acaso com acontecimentos do dia a dia... tornar o momento das aulas leves e descontraídos é minha preocupação diária ...”, disse Serjão.  

E suas aulas vão além do que está na grade curricular. Tio Sérgio é exigente, dá muitos conselhos, faz questão de participar dos aniversários, promove encontros, enfim é uma daquelas pessoas que se fazem presentes e que o aluno pode contar. E como forma de agradecimento, seus alunos levam mimos, como bolos ou docinhos, o têm como amigo e estudam, claro! 

No final da nossa entrevista, o professor Sérgio agradeceu a oportunidade por falar um pouquinho do seu trabalho tanto na docência quanto nas ações sociais: “Nosso trabalho cresceu muito esse ano e esperamos crescer mais ainda em 2022... sempre digo aos amigos do grupo: - Deus sabe o destino de cada um desses brinquedos ... e vamos na fé que tudo dará certo. Gostaria de agradecer a todos os amigos e parceiros do grupo e a todas pessoas que de alguma forma contribuíram para a realização desse projeto.”

E como não poderia deixar de ser, ao se despedir me disse... rsrsrs: “Tchau brigado ...” 
  
*Sérgio ministra aulas no Colégio São Paschoall e Colégio Athenas. E para quem quiser conhecer um pouco mais o seu trabalho ou colaborar, basta segui-lo em suas redes sociais, que ele faz questão de manter atualizadas. @profsergioreis (Instagram) ou Sérgio Reis Pereira Leite (Facebook)
 

Tags: professor prof Sérgio Reis Grupo Fazendo o Bem são paschoall athenas

Amanda Marques

Jornalista, Fotógrafa e mãe do Thalles
contato@amandamarques.com