A POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE MINAS GERAIS, através da Delegacia Regional de Uberlândia/2ª Delegacia de Polícia, após INVESTIGAÇÕES INTEGRADAS com as POLÍCIAS CIVIS DE JOINVILLE/SC e de CURITIBA/PR, POLÍCIA FEDERAL, CENTRO DE COOPERAÇÃO POLICIAL INTERNACIONAL/MJSP e INTERPOL/BH prendeu ontem, dia 05, na Comarca de Curitiba/PR, suspeitos de integrarem associação criminosa na prática de furto de equipamentos de endoscopia em Hospitais e Clínicas em todo território nacional. Foram presos um homem e uma mulher, de nacionalidade colombiana, que seriam os mentores e executores dos delitos, ambos presos utilizando documentos falsos em nomes de pessoas de nacionalidade Venezuelana. Durante a prisão dos suspeitos pela polícia civil de Curitiba/PR, em um imóvel nessa cidade, foram apreendidos materiais utilizados para adentrarem nas Clínicas. As investigações apontam que os suspeitos são autores de furtos ocorridos nas cidades de Canoas/RS, Pelotas/RS, Uberlândia/MG, Itabuna/BA, Joinville/SC e Vitória da Conquista/BA, gerando um prejuízo de aproximadamente 2 milhões de reais em cada Clínica/Hospital.
O homem preso, G.A.G.C, apresentava-se nos locais sempre utilizando-se de documentos falsos, possuindo passagens policiais em vários Estados do Brasil e, inclusive constando alerta vermelho na INTERPOL por haver MANDADO DE PRISÃO expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Fortaleza/CE, onde é suspeito da participação em furto a joalheria dentro do Shopping Iguatemi/Fortaleza, ocorrido no ano de 2021, que resultou em prejuízo de 9 milhões de reais.
A mulher, ora identificada como A.V.A.C, também possuía MANDADO DE PRISÃO expedido pela Justiça da Comarca de Vitória da Conquista/BA.
Em continuidade às investigações, a PRISÃO PREVENTIVA dos suspeitos será representada junto a Justiça de Uberlândia/MG, e diligências visando identificar outros membros da associação criminosa e destino dos equipamentos furtados serão realizadas. Todas as provas serão compartilhadas com as POLÍCIAS CIVIS dos respectivos Estados em que os investigados atuaram.
Tags: Polícia Civil Polícia Civil de Uberlândia Polícia