Polícia Civil de Uberlândia lança Assessoria de Eventos Institucionais e Apoio ao Policial Civil e faz homenagens

27 de Janeiro de 2023 às 17:35

Por Amanda Marques

Fotos: Amanda Marques

 

Nessa quinta-feira, dia 26, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), através da 1º Delegacia Regional de Uberlândia, lançou a Assessoria de Eventos Institucionais e Apoio ao Policial Civil, que tem por objetivo valorizar o profissional, buscando parcerias para dar mais qualidade de vida ao policial e sua família. Na ocasião também foram homenageados os profissionais aposentados e as famílias dos que já faleceram através do Projeto “Memorias Eternas”.

Por iniciativa da Coordenadora do RH, Catiane de Oliveira Rocha e apoio do Delegado RegionalDr. Luciano Alves dos Santos, juntamente com o Sub-Inspetor Douglas Oliveira Borges, da Investigadora Lílian Mara, do Escrivão, Luiz Versiani, do Coordenador de Projetos, Guilherme Mitsue Yugue e do Inspetor Osmar Donizete, a Instituição está implantando a Assessoria de Eventos Institucionais e Apoio ao Policial Civil.

De acordo com o Dr. Luciano, esse encontro é um reconhecimento pelos serviços prestados e um alento para as famílias dos que não estão mais entre nós: “O serviço policial normalmente acarreta um stress, então acreditamos ser importante esse acolhimento tanto para os profissionais do passado, as famílias enlutadas quanto para os que estão na ativa”. Sobre a Assessoria, o Delegado disse que buscarão parcerias para poder dar mais qualidade de vida ao policial e a sua família, encontros com os aposentados e formas de preparar o profissional que está prestes a se aposentar: “Esse é um projeto que estamos lançando hoje e agora é buscar parcerias para concretizá-lo. Parceria sempre existiu e os programas do Governo continuam. Essa é uma iniciativa local, que vamos apresentar para a Chefia da Polícia que se achar interessante pode replicar em todo estado”.

Catiane, que atua no setor de RH, começou seu trabalho em Belo Horizonte e após 3 anos pediu sua transferência para Uberlândia, onde trabalha no setor de Gestão de Pessoas, disse: “Tive o privilégio de trabalhar com o saudoso Reginaldo Rodrigues, que me ensinou muito e do qual sou muito grata. Penso que é muito importante homenagear através das famílias, os policiais que não estão mais entre nós, e os que se aposentaram também”.

A investigadora agradeceu a presença de todos, disse que tanto os policiais quanto suas famílias são bem-vindos: “Essa é a nossa casa e estamos de braços abertos para recebê-los. E hoje estamos aqui para agradecê-los por todos os dias que estiveram com a gente e que se dedicaram a sociedade que precisa da nossa intervenção”.

O Chefe do 9º Departamento, Dr. Marcos Tadeu de Brito Brandão, começou observando que os colegas estavam falando com alegria sobre fatos passados e que para ele na verdade não são só lembranças, são ações que ainda repercutem. Disse que a posição que a Polícia ocupa hoje, foi plantada pelos feitos do passado e que a realidade da investigação hoje é completamente diferente de anos atrás: “Sobre época boa de trabalho para quem é abnegado, profissional dedicado e principalmente vocacionado não existe época difícil, não existe época ruim, existe a época. Que nós hoje e a geração de quem está entrando saibam dar continuidade ao trabalho das gerações passadas, que sigam os bons exemplos e aprendam com os erros dos outros. Porque o principal professor são os erros. Thomas Edson quando conseguiu fazer a lâmpada acender, disse: ‘aprendi mil formas de não fazer uma lâmpada elétrica’, mas ele persistiu e conseguiu.  Meus caros que por aqui passaram, muito obrigado pela herança! Os que estão passando saibam olhar para trás e plantar para o amanhã. E aos que estão chegando saibam cuidar das sementes que estão sendo plantadas. Muito obrigado!”.

Thiago Araújo, Inspetor Geral, disse que é motivo de orgulho e honra ver todos na Instituição e que tem prazer de dizer que trabalhou com boa parte dos homenageados: “A nossa turma é uma turma intermediaria, ou seja, trabalhamos com vocês e agora estamos com os que chegaram, tendo o compromisso de repassar o conhecimento para eles. Atuar hoje não é fácil por diversos motivos, porém temos melhores condições técnicas e tecnológicas que vocês tiveram e ainda sim vocês carregaram nossa bandeira muito bem”.

O Sub-Inspetor Douglas Oliveira Borges entregou a primeira placa para a família do Delegado, Dr. Adilson Savio Luciano, falecido há um ano. Sua esposa, Maria Jorzina Vilela Luciano, ficou muito emocionada e falou da importância desse reconhecimento: “É uma saudade que não cabe no peito. O Adilson foi um profissional de grande estima, de poucas conversas e muitos atos. Fico feliz por ele ter sido lembrado pela Instituição; não só ele, mas todos. Parabenizo a Polícia Civil, a Catiane e aos outros profissionais do RH e desejo que prossigam pois é muito é gratificante. Obrigada!”.

Quem recebeu a homenagem do Investigador Gladston Ferreira do Nascimento, foi a esposa dele, Marilene Nascimento, que sentiu muito gratidão pelo reconhecimento do trabalho do seu esposo: “Sinto que depois que o meu marido faleceu os amigos dele abraçaram muito o meu filho, que também é policial. E isso foi muito bom; esse acolhimento o ajudou muito a superar a perda do pai. Foi uma fase muito difícil. Sou grata aos amigos e a Polícia Civil”.

O Delegado, Dr. Ramom Tadeu Carvalho Bucci, considera o evento muito importante, não só por reencontrar os amigos, mas também por estar na Instituição que ele atuou por mais de 30 anos: “É bom recordar as muitas ações e projetos desenvolvidos, receber o reconhecimento pelo que fizemos, e trazer um alento para todos aqueles que estão começando a carreira. Eventos como esse são bons, não só para os que trabalharam, mas também para os que estão na ativa. Precisam ter o reconhecimento da sociedade, que haja um congraçamento e um espírito voltado para o bem do cidadão, e isso trabalhamos muito na minha época. Procurei incentivar os policiais promovendo cursos de capacitação. Consegui desconto nas mensalidades da Unitri (Centro Universitário do Triângulo). Foi muito importante esse incentivo”.

Dr. Moizés Resende ficou muito feliz por rever os colegas, encontrar as famílias dos que já não estão mais entre nós e pelo reconhecimento dos serviços prestados. “Penso que é extremamente importante todas as instituições prestarem homenagens àqueles que se dedicaram a elas. Afinal de contas é uma vida dedicada à instituição. O evento, para mim, foi muito emocionante. E receber o presente simbólico das mãos do Inspetor Osmar Donizete foi como se passasse um filme em minha cabeça”.  

Estiveram presentes os Vereadores Liza Prado, Luiz Eduardo (Dudu) e Sgt. Ednaldo. Liza disse ser fundamental esse reconhecimento e momentos de confraternização como esse, pois eles merecem. Já Dudu disse que é preciso enaltecer o trabalho dos policiais e evidenciar o trabalho da Polícia Civil: “Entendo que a Polícia é nosso braço direito e nosso braço esquerdo, e enalteço mais ainda quando recordo o momento pandêmico, que ainda estamos vivendo; e eles não recuaram. Quantos deram as suas vidas? Quantos perderam suas famílias e continuaram o trabalho? Então são nossos heróis da vida real. Tenho honra de estar presente representando o Poder Legislativo, juntamente com a Liza e o Sgt. Ednaldo, nesse momento tão importante e tão sensível para esse grupo, para esse efetivo da Polícia Civil".

O evento contou ainda com presença do Diretor presídio Pimenta da Veiga, Renato Veiga, do Delegado anterior da 9ª Risp, Dr. Gilmar Souza Freitas, do representante da OAB, Dr. Onésio Martins Pereira, do Diretor IPSEMG, José Carlos da Silva e demais Delegados, Investigadores e Escrivães.

Foram homenageadas as famílias dos Delegados Dr. Adilson Sávio Luciano, Dr. Marcelo Alexandre dos Santos, Dra. Ravênia Márcia de Oliveira Leite, dos Investigadores Clóvis Marcelino da Silva, Fauzi Said Handan, Gladston Ferreira do Nascimento, Lázaro Lafayette de Oliveira, Neilton Tavares, Reginaldo Rodrigues de Carvalho, João Batista Viana e Vilson Roberto Pereira, do Médico Legista Dr. Paulo Roberto Correa Bouças e do colaborador Luiz Antônio Dias.

Teve o apoio e patrocínio de: Alves Advogados, MZNet, Falcon Armas Uberlândia, MG World Suplementos, Sindicato Rural de Uberlândia, Evo Brindes, Mercadão dos Óculos, Eduarda Santos Studio Hair, Deu Moda Roupas, Açai Tribomix, P3 Gestão de Negócios, Rejuvenite Estética, Fiolaser SPA, Rosy Lingerie e Marites Cabeleireira.

Tags: Polícia Civil Moizés Resende Ramom Tadeu Carvalho Bucci

Amanda Marques

Jornalista, Fotógrafa e mãe do Thalles
contato@amandamarques.com