Netinho de Paula fala sobre Redução da Maioridade Penal e a Juventude Negra em Uberlândia/MG

16 de Julho de 2015 às 21:00

17/07/15

Por: Amanda Marques

O cantor e vereador Netinho de Paula apresentou-se no último final de semana (11/07/15) em Uberlândia para o lançamento do Projeto “Netinho de Paula - Banda Cohab City, que é formada pelos ex-integrantes do Negritude Júnior. “Tem sido muito bom retomar as atividades com a banda depois de 12 anos. No mês de agosto vamos gravar um DVD na cidade do Rio de Janeiro e seguiremos em uma grande turnê pelo país.”

Aproveitando a presença do músico na cidade, o PDT – Partido Democrático Trabalhista – local o convidou para conhecer a sua sede, que fica no Bairro Santa Mônica. Na oportunidade Netinho falou sobre a Redução da Maioridade Penal, Educação etc. Ele acredita que a maioria dos casos envolvendo jovens na criminalidade está intimamente ligada a falta de trabalho e educação, e aponta como saída a inclusão social e o ensino de qualidade.

Atualmente ele também é Presidente do PDT na capital de São Paulo. “Estamos reestruturando o partido que tem uma trajetória de vida muito bonita e de batalha que vem de encontro com a história de luta do povo brasileiro. Recebi essa missão de presidir o partido na principal capital do país e para isso estamos nos organizando, pois vamos ter uma participação muito ativa no projeto eleitoral do próximo ano”. 

Segundo o Presidente, o PDT é um partido de esquerda da base aliada, mas que faz crítica contundente quando algo seja desfavorável ao trabalhador. “Vamos acolher as pessoas que estão desiludidas com a política. Nos posicionamos sempre, pois para nós o fundamental é contribuirmos com a Nação.”

Além de um excelente músico, Netinho mostrou o quanto está engajado nas causas sociais. Falou sobre a importância de divulgar projetos que são voltados para o povo. “É importante termos mais espaço na imprensa para promover o debate e mostrar a importância de uma escola de qualidade ao invés de construção de novos presídios”. 

O Vereador disse que até o ano de 2003 o Brasil tinha nos seus cadastros no Ministério da Educação cerca de quase três milhões de negros com diplomas de nível superior e atualmente há 16 milhões. “Isso é fruto de uma política acertada, ou seja, foi prioridade dar oportunidades a uma parcela excluída.”

Netinho defende a ideia de que o Ensino seja em período integral. “As escolas precisam mudar o formato. O que existe hoje não tem estimulado os jovens a prosseguir e para esse estudante ficar mais quatro horas nas instituições, precisamos oferecer laboratório, quadra coberta, ou seja, um espaço digno”.

De acordo com o Presidente a proposta é que enquanto as escolas sejam reformadas e/ou construídas os equipamentos de esporte, lazer e cultura que existem em cada cidade sejam compartilhados com os alunos. “Vamos ter que trocar a roda com o carro em movimento. A ideia é que esse jovem entenda que ele terá oportunidade de ir ao Jardim Botânico, zoológico, teatro, campeonatos entre outros durante essas oito horas de estudo.”

Netinho disse também que é de fundamental importância oferecer cursos técnicos profissionalizantes no Ensino Fundamental e Médio. “Muitos jovens nem concluem a primeira etapa, pois precisam trabalhar para ajudar em casa e isso é muito frustrante.” 

O ilustre convidado abriu espaço para debate e no final os presentes cantaram parabéns para o artista e político que estava aniversariando.

 


Amanda Marques

Jornalista, Fotógrafa e mãe do Thalles
contato@amandamarques.com