Por Amanda Marques
Fotos: Tatiana Moro e Amanda Marques
A Câmara Municipal de Uberlândia concedeu ao Colégio Logosófico o Diploma de Honra ao Mérito, por seus 15 anos de serviços de excelência prestados à comunidade. A solenidade ocorreu no anfiteatro do Colégio e contou com a presença dos alunos, ex-alunos, docentes, filiados da Fundação Logosófica e amigos.
A reitora da Fundação Logosófica, sede Uberlândia, Graciele Segantini do Nascimento Borges, em nome do Conselho Diretivo da Fundação, agradeceu a presença de todos e falou da importância dessa data tão especial para a Instituição: “O 11 de agosto tem uma importância quádrupla. Primeiramente, por ser a data de nascimento do criador da Logosofia: Carlos Bernardo Gonzalez Pecotche, que nasceu em 11/08/1901. Em segundo, pela data da criação da primeira Fundação Logosófica, ocorrida em 11/08/1930 em Córdoba, na Argentina; em terceiro lugar por ser a data em que comemoramos o aniversário da nossa escola, que completa hoje, 15 anos e por último, por hoje ser o dia do estudante.”
Gizella Yamara Almeida, diretora pedagógica do Colégio, disse que comemorar 15 anos tem um significado histórico: “A sensação de que a criança cresceu e vem surgindo o jovem, a jovem e que agora lhe abrem outras perspectivas, usando tudo o que viveu na infância para criar o seu futuro, sendo guiado pelos pais e próximo aos familiares.” Disse ainda que usando essa analogia com a criança, hoje o Colégio Logosófico olha a infância que percorreu com muita gratidão, porque cresceu bem, brincou, aprendeu, sorriu, cantou, uniu, juntou, aprendeu, conheceu e foi feliz: “Chega aos 15 anos cheio de vida, de saúde e beleza. Beleza pelo nosso tamanho, beleza pelas nossas crianças, professoras e pais e beleza principalmente porque tem uma pedagogia que forma seres humanos bons, que querem se superar, que buscam o bem, a felicidade e a sabedoria. Que os próximos 15 anos sejam percorridos com muita consciência, que continue sendo esse campo experimental feliz para a infância e no futuro, para os adolescentes, ajudando a formar conceitos sólidos e um caráter digno da espécie humana.”
Gizella, disse ainda sobre a importância do Diploma: “Nesse momento em que o Colégio no Brasil comemora os seus 60 anos de existência e nós os nossos 15, é um reconhecimento importantíssimo porque a Pedagogia Logosófica tem modificado a vida dos nossos alunos e até dos pais, numa vida mais consciente, mais protegida, mais feliz. É um trabalho que começou não só em 2008, e sim anteriormente, onde nós nos capacitamos 8 anos para abrir escola. É uma trajetória de conquistas e resultados e hoje nós recebemos aqui na escola nossos ex-alunos. Um abraço carinhoso e afetuoso. E esses ex-alunos dizendo o que ficou na vida deles, pelos momentos que viveram aqui: capacidade de se defender, capacidade reconhecer os pensamentos, de enfrentar as dificuldades, de fazer amizade, de se envolverem com o bem. Isso tudo para nós fala da grandeza dessa pedagogia e do bem que ela pode fazer as escolas. Hoje não só mais as escolas logosóficas, mas estamos fazendo um grande empenho de que sejam muitos os professores que conheçam e que desfrutem desse manancial de ensinamentos que a obra logosófica tem a oferecer.”
O autor do decreto, o vereador Abatenio Marquez disse que já leu muito sobre Logosofia e que desde pequeno em sua cidade, Ituiutaba, aprendeu a respeitar e conhecer. Em Uberlândia voltou a ter contato com a Ciência Logosófica através da amiga, a Dra. Priscilla R. Bittencourt Magalhães dos Santos, que é docente da Fundação. Contou que recentemente esteve na sua escola para um documentário e que foi muito emocionante. Essa fase da vida deixa lindas recordações. O vereador disse ainda que é uma honra participar desse momento tão especial, poder fazer a indicação e a Câmara estar concedendo esse diploma por todos os serviços prestados à atividade mais nobre: “Nossa missão aqui na terra é ensinar. Fico honrado, muito feliz e até emocionado de estar aqui hoje participando desse momento.”
Para o advogado, Dr. Romi Araujo, o diferencial da Pedagogia Logosófica é ir além do currículo pedagógico: “Vejo a importância da Pedagogia Logosófica não só na sociedade, mas pelo que vivo na minha casa com as minhas filhas que estudaram nesse colégio desde pequenas e saíram pois não tinha mais os anos letivos vindouros na vida delas. O diferencial desse Colégio é ir além das matérias que fazem parte da grade escolar, ensinam para vida e isso sim que foi importante. E não só na vida delas, mas também na minha. Espero que cada vez mais as pessoas possam usufruir dessa Pedagogia.”
A Dra. Priscilla, advogada, mãe de duas ex-alunas, falou da gratidão que sente pelo Colégio: “Meu marido foi estudante de Logosofia por muitos anos no colégio do Rio de Janeiro. Eu sou estudante de Logosofia desde 2002 e desde que minha primeira filha nasceu em 2004 nunca tive dúvidas de elas iriam estudar no colégio. Aqui em Uberlândia minhas filhas estudaram até o 5⁰ ano. É um colégio que vai além das disciplinas convencionais: ensina virtudes. Matérias que não estamos acostumados a ver em outros lugares. E hoje em dia eu tenho em casa uma adolescente e uma jovem que têm iniciativa, são seres humanos diferenciados e isso é graças à educação recebida, tanto em casa quanto no colégio. A gratidão é enorme pelo Logosófico.
Comemoração 15 anos
Participaram da comemoração alunos e ex-alunos. A diretora, Gizella Yamaha, recordou alguns momentos mostrando fotos no telão. A felicidade tomou conta do anfiteatro, foi um momento muito sensível.
Em seguida foi a vez da coordenadora do fundamental I, Larissa Oliveira Arantes, conduzir o evento. E nesse momento os alunos fizeram perguntas para os ex-alunos que responderam com muita alegria e descontração. Além disso foram apresentadas as alunas e professora que fizeram a arte da camiseta alusiva a comemoração dos 15 anos. E logo em seguida todos foram para a quadra cantar os parabéns.
O ex-aluno, João Vitor Santana Rezende, de 15 anos, ficou muito feliz por participar desse momento festivo e poder falar sobre o que aprendeu no Colégio: “O Colégio para mim significa evolução mental, dos pensamentos. É uma escola diferente, porque nenhuma escola ensina o que a gente aprende aqui: nossa casinha mental, os pensamentos que não conseguimos controlar, e ensina a superar a cada dia. Tem professores muito qualificados, alunos legais e esse ensino diferenciado que colabora para sermos pessoas melhores.”
João Vitor continua tendo contato com a Ciência Logosófica, pois participa do Setor de Adolescentes, assim como o ex-aluno Thalles Resende Marques, 13 anos, que também participa do Setor. Ele achou o evento maravilhoso recordando de muitas vivências: “Achei bem legal a dinâmica de perguntas e respostas e por reencontrar alguns colegas.”
Fundação Logosófica
A Fundação Logosófica é uma instituição jurídica, de direito privado, com finalidades exclusivamente educativas e culturais, com o principal objetivo de difundir o conhecimento logosófico. É uma escola onde se ensina a conhecer a si mesmo, o semelhante, a Deus, o Universo e as leis eternas que regem tudo que está à nossa volta.
Através de um método científico e próprio, seus estudantes aprendem a realizar um processo de evolução consciente, superando suas deficiências, cultivando virtudes e desfrutando de uma vida mais feliz e equilibrada.
A Fundação é mantenedora do Colégio Logosófico, e este tem uma grande missão, através da aplicação da pedagogia logosófica.
Tags: Fundação Logosofica Colégio Logosófico Logosofia Câmara Municipal de Uberlândia