Carla Vilela, artista plástica uberlandense, se prepara para lançar o seu primeiro videoarte: “Olhos Sonoros”

8 de Agosto de 2024 às 19:26

A essência de uma pessoa pode ser representada através da arte.

Carla Vilela acredita que a arte é como um espelho que reflete o mundo e quem está diante dele. Na busca do equilíbrio entre a natureza, o corpo, a mente e o espírito, a artista plástica e poetisa nos toca profundamente ao nos fazer ver uma beleza oculta em nós mesmos, seja ao sentir o que temos de mais potente em nosso íntimo, seja ao conseguir ver o que está à nossa volta de uma maneira direta e, ao mesmo tempo, transcendente. 

Desse modo, Carla acolhe e mostra um mundo singular que nos impele a desacelerar e a sermos mais cuidadosos ao olhar para dentro de nós mesmos, fazendo com que a nossa visão seja ampliada e aguçada de uma forma generosa e otimista.

“É preciso tempo para sentir, para os olhos se renderem às camadas de luz da vida. A vida que pulsa fora; a vida que pulsa dentro. Porque VER é muito mais do que apenas enxergar. Ver é se sentir, se autoperceber através do espelho da visão. O que eu vejo, me olha, me diz coisas sobre mim.” 

Usando as várias possibilidades sinestésicas de sentir, a sorridente Carlinha quer que a sua bela realidade alcance a todos com a mesma simplicidade com que ela é tocada pela vida.   

“A arte me reconectou com a vida. Jamais irei me esquecer do que senti naquele primeiro momento do pincel deslizando a tela em branco.”

No mês passado, aconteceram as gravações do Videoarte, “Olhos Sonoros”, que será lançado em breve, com muitas cores, natureza, sons, danças e imagens belíssimas. Contudo, este trabalho, além de ser registrado em vídeo, também terá suas telas em exibição na Virada Cultural.

O videoarte é projeto viabilizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Governo de Minas Gerais e Ministério da Cultura através dos recursos da Lei Paulo Gustavo.

 A relação entre a vida e a arte é como uma dança entre dois amantes que se complementam. Convido vocês a conhecer Carla Vilela, uma artista que a vida e a arte são um só movimento. 

Conheça Carla Vilela

Carla Vilela nasceu em Uberlândia, é arquiteta de formação, especialista em psicopedagogia, escritora de poemas meditativos, viajante de muitos territórios e culturas na área de programas socioambientais e artista plástica autodidata há 20 anos.

Seu percurso múltiplo justifica-se como entrega à abundância da vida, ao mesmo tempo em que prenuncia a sua arte como a síntese.

“A arte permite a síntese de todos os meus tempos no espaço de amar a vida. Hoje sinto a confluência das águas de meus percursos na verdade da tela em branco à espera das inexplicáveis possibilidades de agradecer e querer compartilhar o êxtase da vida em cores, formas, movimentos e luz.”

Suas referências mais relevantes são Wassily Kandinsky e Gustav Klimt nas artes plásticas, Antoni Gaudi e Oscar Niemeyer na arquitetura, Jeanette Winterson, Clarice Lispector e Valter Hugo Mae na literatura.

Trajetória

Coleções e Exposições:

2023 - 2024 Coleção Estudo para um Jardim de Néctar

2020 - 2022 Coleção Diamante

2018 - 2019 Projeto Sherazade

2016 - 2017 Coleção Silêncio

2011 - 2012 Coleção Puzzle Pixels. Exposição (2011): Libertango. Teatro Rondon

Pacheco. Uberlândia – MG

2009 - Coleção Fiat Lux! Exposição (2010): Fiat Lux! Casa da Cultura. Uberlândia

– MG

2007 - 2008 Coleção Vazio Suspenso São as Nuvens. Exposición (2007). Vacío

Suspenso son las Nubes. Instituto Cultural Brasil Venezuela. Caracas – VE

2006 Coleção Overlapings.

2003 - 2004 Coleção Princípio. Exposições (2005). Exposição Coletiva. Centro

Cultural Maria Lívia de Castro. BH - MG

Videoarte

Equipe de produção:

Direção geral: Fabrício César

Diretor de cena: Fabrício Sassioto

Diretor de fotografia: Lucas Paschoalick

Câmeras: Fabrício Sassioto e Lucas Paschoalick

Roteiro: Carla Vilela

Coreógrafo: Cláudio Strondum

Produção: Karina Silva

Assessoria Igor Castanheira

Agência: Viva Marketing Eventos e Cultura

Tags: Igor Castanheira

Amanda Marques

Jornalista, Fotógrafa e mãe do Thalles
contato@amandamarques.com