Carro-chefe e fenômeno de público, coreografia brilha na agenda de comemoração dos 25 anos da Focus Cia de Dança Direção Ar@sAca e Coreografia: Alex Neoral
Fotos Dantas-Jr-Fotografia
A Focus Cia de Dança, sob a direção do renomado coreógrafo Alex Neoral, desembarca em Uberlândia para duas apresentações imperdíveis do espetáculo As Canções Que Você Dançou Pra Mim, nos dias 22 e 23 de março, no Teatro Municipal. Com o patrocínio oficial da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a companhia oferece ao público uma experiência emocionante e envolvente a partir da música do “rei” Roberto Carlos. Iê-iê-iê, canções românticas, clássicos de tirar o fôlego, compõem a colagem musical, de 1960 a 1990, que inspira o roteiro de As Canções Que Você Dançou Pra Mim.
São muitas emoções, como diria Roberto Carlos. Uberlândia inaugura o calendário de comemorações de 25 anos de trabalho da Focus Cia de Dança. Vinte e cinco anos de vidas: de gente que lota as plateias dento e fora do Brasil, mas também bailarinos, diretores de arte, cenógrafos, iluminadores, figurinistas, regidos pelo diretor Alex Neoral e pela gestora Tan Garcias, fundadores da premiada companhia. A cada novo espetáculo, desde 2000, as montagens coreográficas atravessaram 100 cidades brasileiras e países como Colômbia, Bolívia, México, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha, Panamá e Espanha.
Desde sua estreia em 2014, As Canções Que Você Dançou Pra Mim integra o repertório de 26 obras e 16 espetáculos da Focus Cia de Dança, sendo um dos mais celebrados espetáculos. Sucesso de público, a montagem foi eleita um dos melhores espetáculos de 2011 segundo o jornal O Globo, e de 2012, na opinião dos críncos da Folha de São Paulo.
“Todos os territórios da arte me inspiram na criação e desenvolvimento em cada obra do repertório, de quase 30 peças coreográficas. Reunir trabalhos recentes com outros do início da história da companhia me possibilita entender esse percurso, a conAnuidade, sem um único momento fora de cena, é um privilégio na dança contemporânea. A cada nova sessão de ‘As canções’ a gente vive, literalmente, muitas emoções. Porque trata-se de uma coreografia que se comunica com várias gerações. Gente que já assisAu várias vezes, 50+, como a galera da Geração Z”, analisa Alex Neoral.
Gestora da Focus Cia de Dança, Tan Garcias passou 2024 de olho nesse 2025. Bodas de prata são bodas de prata. “Nossa principal meta é incluir e ampliar o público em nossas turnês. Por isso, a programação prevê entrada franca em parte das nossas apresentações por todo o Brasil. É sempre importante lembrar que toda a estrutura que permite nossas viagens pelo Brasil e pelo mundo, além da contratação dos bailarinos, ter uma sede no Centro do Rio, enfim, movimentar toda essa engrenagem, é resultado da parceria com a Petrobras”, destaca Tan.
Sabem lá o que é ter fã que já assisnu duas, três, dez vezes? Prancamente, fãs de carteirinha seguem As Canções Que Você Dançou Pra Mim. Gente que vai toda santa temporada. Atualmente, quase 400 mil pessoas de público pagante. “O sucesso de As Canções Que Você Dançou pra Mim, além do fato de ser um espetáculo inspirado no imenso arnsta que é o Roberto Carlos, também ocorre, acredito eu, por inspirarmos amor com nossa coreografia. Realizei uma colagem de quase 80 canções que conduzem muitos momentos de ternura, além, é claro, de amizade, humor e muito mais ao longo do espetáculo”, define Neoral.
“A escolha por dançar Roberto Carlos surgiu em brincadeiras do próprio elenco. Durante as viagens da companhia era comum ouvir os bailarinos cantando as músicas do rei, interrompendo um ao outro a parnr de uma palavra comum nas letras”, lembra Neoral. Da mesma forma, em cena, “uma canção puxa a que vem em sequência, formando uma grande história. É como se uma perguntasse e a outra respondesse”, completa o diretor. Todas as composições são sempre na voz do próprio Roberto, em versões originais de clássicos lançados entre as décadas de 1960 a 1990. Tem mais: os figurinos são todos em tons de azul, com o esnlo de cada época e também toques contemporâneos. Rosas vermelhas consagram cada sessão em momentos únicos para arnstas e espectadores.
Com 26 obras e 16 espetáculos em seu repertório, a Focus Cia de Dança se consagrou através da crínca especializada e sucesso de público. Apresentou-se em mais de 100 cidades brasileiras e levou sua arte para países como Colômbia, Bolívia, México, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha e Panamá.
Da literatura à música instrumental, passando pela pintura universal, é vasta a fonte de inspiração: Clarice Lispector é a base do vigoroso “Vinte”, a obra do compositor contemporâneo norte-americano Steven Reich leva a “Snll Reich”, a saudosa Carlota Portella e coreógrafas brasileiras presentes na história de Alex Neoral oferecem o DNA para “Carlota”, com tangos de Astor Piazzolla. Em 2024, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Focus Cia de Dança parou o Rio com a estreia de “Entre a pele e a alma”: a trilha original exclusiva, interpretada em estúdio por Ney Matogrosso, conduziu a coreografia inovadora inspirada no profano e sagrado a parnr do trípnco “O jardim das delícias”, de Hieronymus Bosch. A Focus Cia de Dança estreou em 2020 o primeiro infannl de sua biografia, o mágico “Bichos Dançantes”. Naquele ano, durante a pandemia de covid-19, lançou no Youtube, ao vivo, via streaming, “Corações em espera”, que foi apresentado ao longo de 17 semanas consecunvas. A obra foi indicada ao prêmio APCA na categoria criação.
Em 2019 a Focus ganhou o 1º Prêmio Cesgranrio de Dança com a coreografia “Keta”, parte integrante do espetáculo “Snll Reich” e teve seu elenco indicado ao prêmio APCA. Ainda no mesmo ano, recebeu a indicação de melhor coreografia para “Focus Dança Bach” ao 2º Prêmio Cesgranrio de Dança, também melhor bailarina e melhor bailarino.
Em 2017, se apresentou no Rock In Rio, ao lado de Fernanda Abreu. Em 2016, recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, maior condecoração da cultura brasileira.
Ficha Técnica:
Direção, Concepção, Coreografia: Alex Neoral
Direção de Produção: Tanana Garcias
Produção Execunva: Giselli Ribeiro
Iluminação: Binho Schaefer
Técnico de Iluminação: Anderson Ra+o
Técnico de Palco: Paulo Berbeto
Ambientação Cênica: Marcio Jahú
Visagismo e Figurinos: André Vital
Confecção de Figurinos: Jacira Garcias
Redação: Mônica Riani
Fotos: Dantas Jr., Barbara Furtado e Dan Coelho
Programação Visual: Barbara Lana
Mídias Sociais: GuiiuG Comunicação
Dançado com: Afonso Gondim, Bianca Lopes, Carolina de Sá, Cecília Valladares, Cosme
Gregory, Felipe Silva, Jeison Lopes, Paloma Tauffer, Yasmin Almeida e Wesley Tavares
As canções que você dançou pra mim – Focus Cia de Dança. Dir. Alex Neoral
Local: Teatro Municipal de Uberlândia
Endereço: Av. Rondon Pacheco, 7070 - Tibery
Datas: 22 e 23 de março
Horários das sessões: sábado às 20h e domingo às 19h
Ingressos: 40,00 inteira | 20,00 meia entrada
Vendas: h+ps://megabilheteria.com/evento/temporada?id=20230710122257 e Brechó Inclusive Brechó (Cesário Alvim 396 – Centro) e bilheteria do teatro nos dias de espetáculo a parnr das 10h.
Classificação etária: LIVRE
Duração: 60 minutos
COLABORADORES PETROBRAS - Desconto de 50% na compra de até dois ingressos mediante apresentação do crachá.
Tags: Cristiane Guimarães